Três
escolas particulares e uma estadual estiveram na Uniso para o evento, em
parceria com a USP, que envolve 13 mil estudantes de 60 países todos os anos
Os estudantes em visita às novas instalações da biblioteca da Uniso, durante o evento |
Por meio de uma iniciativa inédita em Sorocaba, estudantes
do Ensino Médio de quatro colégios da região (os particulares Dom, Veritas e
Renascer e a E. E. Professora Clotilde Beline Capitani, de Votorantim)
participaram da 16ª edição das International
Masterclasses do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. O
evento, que acontece em 60 países todos os anos, reunindo mais de 13 mil
estudantes, aconteceu em Sorocaba no dia 14 de março, fruto de uma parceria
entre a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo é possibilitar que os estudantes tenham acesso ao
dia a dia de um cientista, participando de um processo real de coleta de dados
na complicada área da Física de Partículas. Na sexta-feira (13), um dia antes
do evento em Sorocaba, os estudantes participantes visitaram o Instituto de
Física da USP e conheceram as instalações do Pelletron, o acelerador de
partículas da universidade. Lá eles tiveram a oportunidade de analisar dados de
pesquisas coletados no LHC, o maior colisor de partículas em operação em todo o
mundo, localizado na fronteira entre a Suíça e a França. Desde 2008 a Uniso vem
dando apoio à divulgação científica dessas pesquisas, por meio do Grupo de
produção experimental em Divulgação Científica da Universidade de Sorocaba
(GpexDC-Uniso).
Videoconferência conectou estudantes e pesquisadores em três continentes |
Já no sábado (14) pela manhã, na Uniso, os estudantes
apresentaram os dados compilados numa videoconferência internacional que
envolveu duas pesquisadoras do CERN e estudantes de outra escola participante,
localizada na Cidade do Cabo. Em inglês e orientados por professores da Uniso e
da USP, os estudantes apresentaram os resultados de suas análises, trocaram
experiências com os outros estudantes da África do Sul e puderam discutir um
pouco sobre o processo de fazer ciência.
Para o professor doutor José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da Uniso, o evento serviu para ressaltar que, independentemente da área do conhecimento, é possível ser cientista e fazer pesquisa de ponta no Brasil.
professor doutor José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da Uniso |
professor doutor Marcelo Munhoz, docente do curso de Física da USP |
O professor doutor Marcelo Munhoz, docente do curso de Física
da USP e um dos pesquisadores envolvidos nas pesquisas no LHC, concorda: “A
proposta do evento é que os estudantes possam vivenciar tanto a vida nas
universidades quanto o processo de produção do conhecimento. A ideia é que eles
possam conversar com os pesquisadores, para que tenham um contato maior com a
ciência. Mesmo que não se venham a se tornar cientistas, é importante que todo
cidadão saiba o que é ciência.”
“O respeito pela ciência e a vontade de um dia me tornar
cientista cresceram depois dessa aula”, conta a estudante Giovanna Cerioni, 16,
do Colégio Renascer. Segundo a colegial, foi uma experiência diferente e um
incentivo a pensar em outras possibilidades de carreira.
Além dos estudantes do Ensino Médio, também participaram das
atividades estudantes de graduação em Jornalismo e membros do Grupo de Estudos
de Astronomia (GEA) da Uniso. A proposta inicial do evento era que, além dos
colégios do Brasil e da África, também participasse um colégio de Varsóvia, mas
a atividade teve de ser cancelada devido às restrições impostas na Polônia pela
situação da Covid-19.
As International
Masterclasses continuariam ocorrendo ao longo de março, em todo o mundo,
mas, infelizmente, as próximas conferências também tiveram de ser canceladas.
No Brasil, o evento aconteceu no último dia útil antes da suspensão das
atividades presenciais.
Texto: Vanessa Godinho e Vinicius Lara - Agência FOCS/ Jornalismo UNISO
Fotos: André Fidalgo
0 comentários:
Postar um comentário