A inovação atraiu
alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Uniso à fábrica da CNH
Industrial em Sorocaba, para o Innovation Day. O evento, ocorrido na última quinta-feira
(27), foi novidade da empresa e convidou a comunidade a entender melhor como
desenvolve a inovação tecnológica em seus negócios.
A CNH Industrial é
uma empresa multinacional de fabricação de motores, equipamentos de construção
e marítimos. No ano passado foi eleita pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como
uma das 150 empresas mais inovadoras. Entre as empresas de capital privado, ela
é a que possui maior número de patentes registradas no INPI (Instituto Nacional
de Propriedade Intelectual).
Representante da CNH explicando o funcionamento de algumas máquinas produzidas pela empresa |
O objetivo do
Innovation Day, segundo Jorge Görgen, gerente de comunicação da empresa, foi
não apenas mostrar para a sociedade o trabalho da empresa no que envolve
inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, mas buscar promover uma
integração com a sociedade em vários aspectos, tanto do meio acadêmico quanto
do profissional, ou do próprio Estado. “São vários agentes de integração que
propiciam um ambiente que depois podem resultar em alguma inovação, seja agora
ou no futuro”, ele explica.
A programação do Innovation
Day contou com apresentações dos engenheiros-chefes da indústria nos setores
agrícola, de construções, transporte, telemetria, agricultura de precisão e
energia, que mostraram algumas das novidades tecnológicas com as quais estão
trabalhando. Além disso, houve palestras sobre inovação, e o evento se encerrou
com uma visita à fábrica.
Para o presidente
da CNH Industrial na América Latina, Vilmar Fistarol, promover uma interação
com a comunidade através de um evento como esse cria um ambiente propício para
integrar uma diversidade de pessoas e ideias em função da inovação, “produzindo
ideias que se transformem em inovação e depois essa inovação possa efetivamente
ficar a serviço da comunidade como um todo”.
A Uniso não foi a
única universidade a marcar presença no evento. Jorge Görgen diz que a
interação com o meio acadêmico é importante não apenas no que diz respeito a
pesquisadores e laboratórios, mas também aos próprios estudantes, que podem ser
agentes da inovação no mercado de trabalho num futuro próximo. “Isso aproxima o
aluno ainda mais de diversos setores do mercado de trabalho, e eu aprendi que
uma ideia pode transformar a vida das pessoas”, comenta Matheus de Queiroz
Antunes, de 18 anos, estudante do primeiro semestre de jornalismo.
Texto: Antony Isidoro e Isa Feijó – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
Fotos: Antony Isidoro e Larissa Amâncio – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
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