Os estudantes de Jornalismo,
Publicidade e Propaganda e Relações Públicas participaram, nesta terça, 5, de
oficinas com profissionais das áreas e professores. O encontro faz parte da
programação da Semana de Comunicação, que também integra o Encontro de
Comunicação e Cultura, com o tema “Afinal, o que é mídia?”.
Oficina de telejornalismo com Cristiane Carvalho Foto: Rafael Eisinger |
Em Jornalismo, participaram das oficinas o fotógrafo Aldo Valério, do jornal Cruzeiro do Sul, Eduardo Ribeiro Junior, editor do Portal G1 Sorocaba, e Cristiane Carvalho, repórter do TV Record. Os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas também realizaram oficinas, com a participação dos professores Amábile Brugnaro, Carla Pineda Lechugo e Ana Piletti.
Na abertura do evento, que aconteceu nesta segunda, 4, os estudantes de Jornalismo receberam o editor chefe do jornal Cruzeiro do Sul, Eduardo Santinon, o oficial de gabinete da Secretaria de Cidadania de Sorocaba, César Barroso, e a repórter Cibele Freitas, da Band FM. Os jornalistas falaram sobre as experiências profissionais, exigências do mercado de trabalho e futuro do jornalismo. Segundo Santinon, os estudantes precisam se preparar bem para o mercado, que está cada vez mais exigente. “Não buscamos apenas a qualidade em técnica de reportagem, mas também conhecimento. O estudante, assim como o profissional, preciso estar preparados para trabalhar em qualquer editoria”, destaca. Para Cibele, é preciso mais dedicação e vontade para aprender e descobrir novas oportunidades. Barroso alertou sobre a necessidade de o jornalista exercer a responsabilidade social com a comunidade na qual está inserido. “Precisamos descobrir e dar mais valor às pessoas”.
Oficina com Profª Me. Carla Pineda Lechugo Foto: Rafael Eisinger |
Já em Publicidade e
Propaganda, os estudantes acompanharam a advogada Danielle Faro, - assessora
jurídica da Associação de Publicidade e Propaganda de Sorocaba, que abordou
sobre a trajetória da ética na comunicação. Participaram, ainda, Rodrigo Dantas
de Figueiredo, diretor da Agência Verbo Comunicação, e Marcus de Oliveira
Pinto, do atendimento comercial da Emissora Shop Tour. Os convidados debaterem
sobre a importância da ética nos meios de comunicação e no planejamento de campanhas
publicitárias.
Oficina de Mídia Training com a jornalista Carmen Amorim Foto: Rafael Eisinger |
A ex-repórter da TV Cultura,
a jornalista Carmen Amorim, ministrou a oficina “mídia training” aos estudantes
de Relações Públicas. Carmen apresentou os principais conceitos sobre entrevista
e oratória e desenvolveu uma simulação com estudantes sobre as técnicas do
mídia training.
Fotografia – À
noite, o curso de Jornalismo recebeu o fotógrafo Epitácio Pessoa, prêmio Esso
2011, em Direitos Humanos. Os estudantes participaram ainda do lançamento do
livro “Ulderico Amêndola – Em cada vida uma canção”, dos ex-alunos Jomar Bellini
e Eric Mantuan. A obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-Produto, e
foi publicada com verbas da Linc.
Em Relações Públicas, o
convidado foi Andrei Martinez, também ex-aluno do curso, que ministrou a oficina
“Planejamento de Comunicação de RP”. Diretor de Comunicação do Senac, Martinez
partilhou as experiências com os alunos, realizando uma interface com
definições e práticas em planejamento em comunicação.
Com o tema “Mercado Profissional”,
os estudantes de Publicidade receberam os ex-alunos do curso, Davi Paunovic,
gestor de projetos do SEBRAE Campinas, Adiel
Machado , responsável pelo Marketing Estratégico Emerson Electric do Brasil e Marcos
Baleeiro, diretor da Agência ArtMaker. O curso apresentou ainda os melhores TCC
em Campanhas publicitárias de 2012 e 2013.
A Semana de Comunicação
prossegue nesta quarta-feira, 6, com oficinas em Jornalismo e workshops em
Publicidade e Propaganda. Para a programação do
Encontro de Comunicação e Cultura, nos dias 7 e 8 de novembro, confira
programação em:
http://www.uniso.br/hs/vii-encontro-de-pesquisadores-em-comunicacao-e-cultura/default.asp.
http://www.uniso.br/hs/vii-encontro-de-pesquisadores-em-comunicacao-e-cultura/default.asp.
AgênciaJor/Uniso
0 comentários:
Postar um comentário