domingo, 5 de maio de 2013

ASI/UNISO
Workshop com Yunes Chami encerra Semana de Jornalismo

O ator e publicitário Yunes Chami encerrou a Semana de Jornalismo ASI/UNISO com um workshop sobre teatro coorporativo, na manhã de sexta-feira, 3, no Cidade Universitária. O objetivo foi ajudar no desprendimento e na timidez em relação às câmeras e público para futura atuação no mercado de trabalho. Em sua carreira, Yunes já participou de várias novelas, como Araguaia, da Rede Globo, e Rei Davi, minissérie da Rede Record.

Durante a palestra, foram apresentados jogos e exercícios que permitiam desenvolvimento da criatividade individual e em grupo, aprimorando a expressividade e espontaneidade gestual e vocal. "Na realidade, sempre temos o contato do teatro com o mundo coorporativo", declara Chami. Com vídeos e brincadeiras, o palestrante foi mostrando como um trabalho fica bem feito quando há a interação dos participantes, tendo sempre uma união democrática. Dentre as palavras citadas para o sucesso estavam liderança, autonomia, disciplina, harmonia, perseverança e superação.

Segundo a coordenadora do curso de Relações Públicas, professora Ana Cristina Piletti, a palestra contribuiu para entender alguns conceitos fundamentais como trabalho em equipe e a necessidade de preparação em qualquer atividade, seja ela pessoal ou profissional. “Foi motivante e interessante para todas as áreas de comunicação, pois viver é ser sempre um artista", completa.

Yunes Chami comentou quais são os benefícios das interações interpessoais, com exemplos práticos de relaxamento, dicção e improviso. "Hoje pude conhecer a importância do teatro no jornalismo e como controlar a timidez na frente das câmeras", relata Bruno Augusto Machado, estudante do terceiro período de Jornalismo.

O publicitário e ator demonstrou ainda como a prática teatral pode ser utilizada enquanto ferramentas para a unificação e o aprimoramento do corpo e mente. "A abordagem que o ator tem é acessível e simples, o que torna a interação com o público mais fácil", diz Sandra Regina Cordeiro, aluna do primeiro período de Jornalismo.

No final do workshop, o ator contou quais foram suas maiores emoções na carreira. A maior foi quando foi assistido por sua mãe na primeira peça em que atuou. A segunda, Chami relatou que fazer a personagem palhaço numa peça foi uma de suas maiores realizações, porque pode partilhar da emoção das crianças. “Se quiser saber se está fazendo um bom papel, olhe para as crianças na plateia. Mesmo que elas não entendam o que se passa, quando o papel é bem feito, elas gostam. As crianças possuem a pureza“, conclui.




Equipe AgênciaJor/Uniso 

Jennyffer Almeida, Jéssica Caroline, Lucas Spirim, Nathália Alberigi, Nicole Fabri, Rúbia Funes, Thaís Gallonetti e Vanessa Soares (3º Período/JOR-Manhã)



0 comentários:

Postar um comentário