Acessíveis, recheados de conteúdo
para todos os gostos e práticos de se ouvir em qualquer lugar. Esses são alguns
dos atrativos que os ouvintes encontram nos podcasts,
como são chamados os equivalentes online
aos programas de rádio, que podem ser baixados sob demanda em celulares, tablets ou outros dispositivos com
acesso à internet.
O conteúdo pode ser variado, voltado
à divulgação de informações sobre um determinado assunto ou ao debate de
ideias. E não é de hoje que as produções em áudio voltadas à internet estão
ganhando espaço: segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e
Estatística (Ibope), 40% dos internautas brasileiros já ouviram um programa de
áudio em algum momento. Hoje o YouTube é a plataforma que mais reúne os ouvintes
desse novo tipo de mídia, à frente do Spotify, que ocupa a segunda
posição.
“Por ser informal, o podcast geralmente
conquista um público fiel, que costuma oferecer feedback sobre o seu conteúdo”, diz o jornalista Lucas Monteiro, egresso
da Universidade de Sorocaba (Uniso) e criador da 1º produtora de podcasts de Sorocaba, A Casa da Vó.
Durante o seu workshop na Semana da Comunicação da Uniso, realizada no fim de
setembro, ele destacou que os podcasts
demandam baixo investimento quando comparados a outras produções, tanto para
quem produz quanto para quem consome.
“Depois de produzir um podcast, eu
fiquei ainda mais interessada pelo assunto e, sem dúvidas, vou continuar ouvindo”,
relata a estudante de jornalismo Daniele Gonzales, que participou da oficina.
Para quem quer fazer como a Daniele e
está buscando opções de podcasts para
adicionar à lista de reprodução, a Rádio Uniso publica as produções
universitárias desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação em Jornalismo,
Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Para acessá-las, basta entrar
em radiouniso.com e clicar em “Podcasts e documentários de alunos”.
Texto: Pedro Camargo
Imagem: Divulgação | Freepik
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