Uma oficina de roteirização para
quadrinhos, com foco em estrutura narrativa adaptada a partir do cinema, fez
parte da programação doGo Beyond, o conjunto de eventos voltados à
recepção de calouros da Universidade de Sorocaba (Uniso), realizado
no início deste segundo semestre letivo de 2019. O minicurso foi conduzido pelo
professor mestre Guilherme Profeta, jornalista e roteirista, e pela designer e
quadrinista Ligia Mara Zanella Silveira (ligiazanella.com.br).
Silveira
é egressa da Uniso e, desde 2009, vem publicando HQs. Em seu portfólio estão
obras como os três volumes de Calendar e umsketchbook lançado
pela editora Criativo, além de uma HQ (Melissa
em Ellipsia, de 2016) e uma coletânea de contos (Ellipsia além de
Melissa, de 2017) publicadas em parceria com o roteirista —
esse último trabalho, inclusive, contou com a participação de outros seis
egressos da Uniso: Alex Brehan, Bruno Prieto, Priscila Nakajima e Sarah Rappl, além dos autores externos Rafael Morandini e
Sandro Prezotto.
A
oficina propôs uma discussão sobre a criação de narrativas para diferentes
mídias: dos quadrinhos ao cinema e perpassando as reportagens
jornalísticas. “Compreendendo a
teoria da narrativa, dá para a gente aplicá-la numa reportagem, numa peça
publicitária, num documentário, numa trama de ficção... Fundamentos da mesma
estrutura podem ser aproveitados de uma mídia à outra”, explica o professor.
A oficina incluiu exemplos reais do último trabalho do
roteirista, KIN: A garota fantasma da Liberdade, em parceria com o
ilustrador Fabio Vieira, do Studio Magenta. Na
sequência, os palestrantes propuseram um exercício de storyboard ao
vivo, além de discussões sobre as tendências no que se chama de jornalismo em
quadrinhos.
Projeto para
o futuro e tendências
Juntos,
Profeta e Silveira estão trabalhando num livro-reportagem em quadrinhos sobre
os sobreviventes do bombardeamento atômico de Hiroshima, no Japão, que deverá
ser publicado no primeiro semestre de 2020. Discussões reais a partir da
concepção do livro foram apresentadas em primeira mão para os estudantes
participantes da oficina. O projeto tem característica metalinguística,
objetivando representar, também, a atuação do jornalista, e não só o objeto da
reportagem. Os autores ressaltam que essa é uma tendência bastante
contemporânea.
Profeta
enfatiza o quanto o profissional do jornalismo pode ser afetado ao lidar com
assuntos delicados, como é o caso de sua HQ em produção, e como esse assunto
deve ser debatido abertamente em sala de aula: “Neste caso específico, nós nos
deparamos com imagens horríveis durante a etapa de pesquisa. Numa noite, por
exemplo, eu estava assistindo a um filme sobre o tema e, depois, não conseguia
dormir ao pensar sobre os horrores da guerra. Foi quando eu percebi que o livro
finalmente estava me afetando. No dia seguinte, ficou claro para mim o porquê
de contar histórias como essas: porque elas fazem mal. É justamente por isso
que precisamos continuar a contá-las. Há histórias que não podemos deixar morrer.
Essa é uma função que nós, jornalistas, devemos desempenhar na sociedade.”
A
ilustradora também conta que sentiu incômodos ao trabalhar com o tema: “Quando
você ilustra, você se conecta muito com o objeto. Cada traço evoca a
visualização do acontecimento na história que está sendo contada. Você tem de
colocar em cada traço a essência do roteiro. Conforme eu ia desenhando as
cenas, eu ficava pensando ‘Por quê? Por que isso aconteceu? Por que fizeram
isso?’. Cada traço marcava meu coração. É como se eu estivesse junto às
vítimas.”
Recepção
de calouros
O Go Beyond é uma programação de eventos que
reúne palestras, oficinas, dinâmicas e workshops para envolver calouros e
veteranos da universidade durante o período de recepção. “Toda atividade foi
proposta pelo corpo docente dos cursos de Comunicação com o propósito de
atender aos discentes e apresentar um primeiro contato com as profissões e
disciplinas, como uma forma de integrar os estudantes à universidade, à vida
acadêmica e ao dia a dia no campus”, conta o professor mestre Bruno Martins,
coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uniso e da agência de
publicidade Cria da Casa, responsável pela organização do evento.
Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e Imagem: Giovanna Abbate
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