terça-feira, 21 de março de 2017

Altas temperaturas exigem cuidados com hidratação

Sorocaba enfrentou recentemente um dos dias mais quentes da cidade, com a máxima de 36,8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E mesmo com o início do outono, é preciso tomar medidas para manter o bem-estar neste período de altas temperaturas.
Usar roupas leves e protetor solar são medidas indispensáveis, e também manter uma alimentação balanceada e ingerir bastante líquido. Assim, o organismo fica mais preparado para a perda de água e sais minerais que ocorre com a transpiração.
Segundo a nutricionista Nathália Hanna, o tipo de alimento consumido faz muita diferença: “É muito importante que nossas refeições sejam leves e frescas, pois existem alguns tipos de alimentos que não combinam com o calor e, assim, devemos evitá-los. Como o consumo de comidas ‘gordas’, que exigem muito do nosso corpo e podem causar indigestão e azia”.
O melhor é optar por alimentos mais frescos, frutas e carnes magras, que facilitam a digestão e não causam desconforto durante o verão. Hanna também alerta sobre os alimentos à base de leite, gordura e ovos: “Eles precisam de uma refrigeração adequada, pois no calor a proliferação de bactérias é muito maior e isso pode causar uma intoxicação alimentar”. A atenção deve ser maior ainda em refeições consumidas na rua.
A desidratação também é mais comum nesse período e pode causar cansaço, dor de cabeça, tonturas e desmaios. É recomendado o aumento do consumo de líquidos, como água, sucos naturais de frutas e água de coco. Mas refrigerante ou suco artificial não são eficazes para a hidratação, devido aos produtos químicos e quantidade excessiva de açúcar que possuem. 
“Devemos estar sempre com nossa garrafinha de água, pois a hidratação é fundamental”, reforça a nutricionista.


Texto: Sarah Rappl/AgênciaJor 
Foto: Fonte  Pixabay


0 comentários:

Postar um comentário