sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Química Forense é tema de minicurso

(Foto por: Adrielli Bragança / AgênciaJor / Uniso)

Como parte do programa da I Semana de Química, promovida em parceira entre a Uniso e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), o perito criminal do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, Márcio Talhavini, esteve na instituição, nesta quarta-feira, 5, para ministrar um minicurso sobre Química Forense. 

Talhavini, doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tratou sobre o perfil químico na área forense - de rastreio de drogas até detecção de fraudes em bebidas e origem geográfica de combustíveis. O perito apresentou os novos recursos agora disponíveis pela Polícia Federal em termos de aparelhos de alta tecnologia, como o cromatógrafo líquido de alta frequência (HPLC), um dos mais modernos recursos para análises químicas. 

Como exemplo do seu trabalho, Talhavini explicou como são feitas as análises para determinar a falsidade ou não de combustíveis (gasolina) e bebidas (uísque) usando os recursos da cromatografia gasosa (CG) e dos raios infravermelhos. 

Para o perito, a Química Forense é pouco conhecida, e vem ganhando destaque a partir das séries de televisão que apresentam como tema as investigações criminais. Talhavini informou ainda que o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal não tem caráter acadêmico, portanto não oferece cursos de especialização em Química Forense, mas coorienta em processos de investigação forense. 

Segundo o estudante Felipe Nóbrega, do curso de Química da UFSCar e um dos organizadores do evento, o tema do minicurso foi escolhido pelos próprios alunos. Nóbrega concorda com o perito quanto ao fascínio que a Química Forense tem despertado entre os estudantes de Química através dos seriados de TV, como “CSI – Investigação Criminal”, apresentado pela Rede Record. 

Já as estudantes Jeniffer Zaza e Taís Perón, do curso de Engenharia Ambiental da Uniso, procuraram pelo minicurso porque as análises químicas são importantes na defesa pelo meio ambiente. 

Os minicursos continuam, nesta quinta-feira, 6, com a presença do professor Tiago Venâncio, da UFSCar-São Carlos, com o tema “Ressonância Magnética Nuclear: conceitos básicos e aplicações em química”. Na sexta-feira, 7, “Óleos Essências” será o tema abordado pelos professores Alexandre Martins Cavagis (UFSCar-Sorocaba) e Adriana Mendes Aleixo (UNIMEP). 

A I Semana de Química Uniso-UFSCar é realizada no Auditório Central do Campus Cidade Universitária, das 9h às 22h. Confira a programação pelo site www.semanadaquimica.xpg.com.br

Confira mais fotos da palestra (clique para ampliar)


 Giselle Aguiar (AgênciaJor / Uniso)

0 comentários:

Postar um comentário