Alunos do primeiro período do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba criaram um grupo para troca de livros por meio das redes sociais. O projeto surgiu com o objetivo incentivar a leitura e a interação dos participantes, que podem indicar e trocar obras desde quadrinhos até literatura clássica. A compra e venda de exemplares não são permitidas.
Idealizado por Cristiane Rodrigues, Jéssica Souza, Ana Paula Reis, Lucas de Souza, Gustavo Alves e Antony Isidoro, o grupo, intitulado Clube do Livro – SP, conta com 818 membros e uma série de indicações de livros. Segundo os estudantes, o projeto se expande além de Sorocaba para abranger a região e há até mesmo professores apoiando a iniciativa e interessados em participar, embora a atividade seja independente de qualquer disciplina acadêmica.
“O ponto principal para pensar nessa ideia foi eu gostar de ler e não ter muito dinheiro para comprar livros. Hoje em dia, livro não está barato, então não é acessível a todo mundo”, diz Jéssica Souza, idealizadora do Clube do Livro. De acordo com ela, o Facebook é a ferramenta fundamental por ser mais prático e estar presente diariamente no cotidiano das pessoas. “O Facebook é usado por todo mundo hoje em dia, é mais acessível do que um blog ou um site, que são mais complicados de administrar”.
Jéssica também fala que a importância do conceito está, principalmente, em resgatar os livros físicos, cada vez mais esquecidos por conta da internet e dos e-books. “Hoje em dia o pessoal não liga muito para leitura. Eles querem a internet, notícia pronta, vídeos, por isso é importante essa troca de livro físico, não virtual, para não deixar com que isso acabe”, finaliza.
_________________________________
Texto e Foto: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso
0 comentários:
Postar um comentário