Alunos,
professores e convidados participaram nesta segunda-feira (26) da abertura do IX
Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura e da Semana da Comunicação,
ambos sediados na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”, da
Universidade de Sorocaba.
O
primeiro evento tem como tema “Cultura Digital - Imagens, Narrativas e Espaços”
e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da (Uniso)
e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já a Semana da
Comunicação é promovida pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e
Relações Públicas e contará com palestras, workshops e oficinas práticas em
cada área até a próxima sexta-feira, dia 30.
O
IX Encontro de Comunicação e Cultura termina nesta terça-feira e concentra
atividades nos períodos da manhã e da
tarde. A abertura foi no auditório do Bloco F com a presença do reitor da
Uniso, Fernando de Sá Del Fiol, do coordenador do Mestrado em Comunicação e
Cultura (Uniso), Paulo Celso da Silva, e Luciano Maluly, do Programa de
Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo (ECA-USP).
O
evento contou, ainda, com a entrega do prêmio de Comunicação e Cultura com as
categorias: Profissional, Graduação, Mestrado e Doutorado. O primeiro
palestrante foi o professor Norval Baitello Júnior, docente do Programa de
Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, que falou sobre “Imagens, Ecologias
Comunicacionais e Paisagens”.
No
período da tarde foram realizados os Grupos de Trabalho, com dez temas
discutidos simultaneamente. Os GTs reuniram estudantes, professores e
pesquisadores dos níveis de especialização, mestrado e doutorado, convidados e
demais públicos que se inscreveram para compartilhar seus trabalhos. É o caso
de Mayra Domingues, mestranda da Cásper Líbero, que trouxe o tema “House of
Cards: uma série original da Netflix” e o doutora Mirtes de Moraes, da
Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o tema “Mulher bonita não paga, mas
também não leva!”.
Semana
da Comunicação
Para
a primeira noite de atividades, o curso de Jornalismo abordou pesquisas
acadêmicas que tiveram como tema a mídia, as torcidas organizadas e a
problemática da violência. Dois professores convidados conduziram a atividade.
Tarcyanie Cajueiro dos Santos abordou o tema “Dos espetáculos de massa às
torcidas organizadas: notas sobre uma pesquisa” e Felipe Tavares Paes Lopes
apresentou o trabalho intitulado “A construção social do problema social da
violência no futebol”.
Durante
o encontro, Tarcyanie e Felipe explicaram as relações que se criam entre os
integrantes das mesmas torcidas organizadas e os rivais e a construção negativa
feita pela imprensa sobre esse segmento. Segundo os pesquisadores, é preciso
dar voz a esses torcedores e repensar a maneira de se relacionar com eles.
Sobre
o conteúdo apresentado neste início da Semana da Comunicação, a coordenadora do
curso de Jornalismo, Andréa Sanhudo Torres, destaca o encontro dos alunos de
graduação com os pesquisadores. “Além de um complemento no aprendizado, serve
também como um horizonte para os alunos, um caminho para seguirem após
concluírem essa primeira etapa”, ressalta. Para esta terça-feira, o tema
escolhido será “Jornalismo literário e livro-reportagem”, com Edvaldo Pereira
Lima, da USP, a partir das 19h, no Auditório do Bloco F.
“Liderança e Inteligência Emocional” foi o tema
escolhido pelo curso de Publicidade e Propaganda para esta segunda-feira, abordado
pelo diretor da empresa Fokus, Allex Rodrigues. Durante a palestra, Allex falou
sobre o que é ser um líder e suas características, sobre a ansiedade e o que
ocasiona. A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Neliane Leone
Teixeira, ressalta a importância da semana. “Precisamos de um repertório na
nossa atividade onde possamos criar e inovar, ter conteúdo e disseminar tudo
isso na nossa profissão. Nós trazemos aqui o que há de melhor e esperamos que
os alunos participem e que tudo isso se transforme em novos conhecimentos”,
comenta.
Alunos
e professores do curso de Relações Públicas participaram de uma palestra sobre
Oratória, ferramenta de trabalho essencial para o profissional de RP. O tema
foi abordado por Jorge Sabino, publicitário e radialista que explicou, por
exemplo, as técnicas corretas da respiração e relaxamento, a importância da
meditação, da alimentação correta e até da prática de exercícios físicos para
quem é orador. Ele mostrou o papel que cada parte do corpo tem na comunicação
interpessoal como a postura (na linguagem não verbal), a expressão vocal e
também as palavras. “Cada parte tem uma porcentagem diferente em termos de
transmissão de comunicação”, relata.
Para
os alunos Pietro Rodrigo dos Santos Junior e Patrícia Manelli Godoy, do 6º
semestre, a atividade garante mais conhecimento, complementando a formação. “A
oratória também é uma ferramenta para a profissão”, defende Patrícia.
Para
o professor de Ética e Sustentabilidade, Társis Camargo, o curso e a
Universidade proporcionarem esse tipo de evento é fundamental porque garante a
discussão de temas que farão diferença na vida profissional dos estudantes. “No
caso da oratória, ela é superimportante enquanto técnica para que o estudante ou
o profissional saiba conduzir qualquer situação. É interessante também para que
ele possa identificar um caminho que possa percorrer e representar a empresa da
melhor maneira possível”, ilustra. Conforme Camargo a nova grade de Relações
Públicas conta com a disciplina de Oratória.
A
Semana de Comunicação continua até a próxima sexta-feira (30). A programação
completa está no www.uniso.br
Estudantes de Jornalismo, PP e RP devem acessar o site para se inscrever aos
workshops e oficinas que serão realizados a partir de quarta-feira.
Agência Jor/Uniso


0 comentários:
Postar um comentário