O último dia de palestras
da Semana de Informática da Universidade de Sorocaba, no período da manhã, foi
marcado por um bate-papo e dicas. Renê José da Silva, gerente regional de
tecnologia da informação da empresa Dimanos/Demanos, orientou os alunos que
desejam entrar na área de TI e compartilhou suas experiências profissionais.
Entre os assuntos, os tópicos mais comentados foram: A exigência para um
técnico de TI no mercado, o conhecimento técnico, os desafios, e principalmente
a comunicação.


“Podemos ver que ainda
falta muita informação, as pessoas estão desligadas do mercado. Com a palestra
os alunos recebem um choque de realidade, e começam a descobrir o que podem
esperar ao sair da faculdade. O mercado procura uma pessoa que seja
comunicativa, multitarefas, mesmo que seja dentro da área dela, mas que esteja
disposta, que tenha boa vontade, queira crescer e busque inovar”, contou Renê.
Silmara Souza, gerente regional
de Recursos Humanos da empresa Dimanos/Demanos, que acompanhou o palestrante,
aproveitou para dar algumas dicas importantes para o novo profissional que
queira ingressar no mercado: “O profissional de Tecnologia da informação que
estamos buscando é uma atualização profissional voltada à comunicação. Não
adianta se aprimorar só na parte técnica. Para nós, de recursos humanos, é
muito bom achar uma pessoa esclarecida que vai se comunicar com todos os
departamentos da empresa”.
Segundo o estudante de
Jogos Digitais, Maurício Almeida de Moraes, “As palestras dessa semana abriram
nossa mente e os olhos tanto para o mercado, quanto para o pessoal”. O
coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação,
Robinson Luz, completa, falando sobre a importância da Semana de Informática. “Profissionais
diferentes trazem uma experiência que a gente não consegue transmitir. Hoje,
por exemplo, acabamos de ouvir dois profissionais, um de RH e outro de TI, que
transmitiram muitas coisas importantes para os alunos. Já é provado por todos
os palestrantes que estiveram presentes, a importância da comunicação. Não
basta só estudar o técnico, para uma empresa também é preciso buscar o lado
humano, de compreensão”.
Emilene Garcia - AgênciaJor/Uniso
0 comentários:
Postar um comentário